Imprensa

PR diz que Governo continua engajado no apetrechamento das infra-estruturas sanitárias

02/11/2023 10:34

O Hospital Central da Beira, em Sofala, passa a contar com um aparelho de ressonância magnética; um equipamento que permite fazer diagnóstico e captação de imagens detalhadas do corpo humano de forma não invasiva.

Avaliado em cerca de setenta milhões de meticais, a máquina, que faz o diagnóstico de doenças mais complexas como tumores cerebrais, que outros aparelhos, a título de exemplo o TAC, não conseguem fazer, vai contribuir para a melhoria da assistência sanitária no maior estabelecimento da região Centro.

O equipamento de tecnologia de ponta, complexo e sensível, foi entregue hoje pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, tendo referido que o governo continua engajado no apetrechamento das infra-estruturas sanitárias.

“Foi nossa promessa que traríamos a ressonância magnética, íamos caprichar também noutros hospitais com o aparelho de TAC, significa que vão ter mais trabalho. Naquela altura era não temos capacidade, vai para Maputo ou para outro sítio onde tivesse, mas agora já não. Vamos ficar aqui. Então vamos conservar, normalmente costuma se dizer que quem tem pouco, cuida, do que aqueles que têm muito, não têm sensibilidade do custo”, disse.

O Hospital Central da Beira é o segundo no país a ter equipamento de ressonância magnética depois do Hospital Central de Maputo. (RM)