Reforma da Educação Profissional necessita de mais sete mil e 500 milhões de meticais
Maputo, 21 Mai 09 (tvm) O Ministério da Educação precisa de sete mil e quinhentos milhões de meticais para implementar a fase piloto da Reforma da Educação Profissional.
Actualmente, o pelouro da Educação está a experimentar em algumas escolas do país o currículo baseado em padrões de competências exigidas pelo sector produtivo.
A comissão executiva da Reforma da Educação Profissional reuniu-se esta semana em Chimoio, com doadores, parceiros e avaliadores para analisar o grau de implementação da fase piloto iniciada em 2007 e que terminará em 2011.
A meio da sua implementação em pouco mais de dez escolas, a experiência do currículo profissionalizante articulado com os empregadores para melhor responder as necessidades produtivas, está a progredir de forma condicionada devido a insuficiência de recursos financeiros.
Iniciada com um pacote de cerca de quarenta milhões de dólares do Banco Mundial e de outros parceiros, a fase piloto necessita agora de mais dinheiro para a sua efectivação.
Dentre as várias aplicações dos fundos destacam-se o apetrechamento das escolas técnicas e a formação de professores especializados em áreas produtivas. Caso se mostre impossível a injecção de mais fundos, os avaliadores recomendam a diminuição do número de escolas pilotos para que o pouco dinheiro disponível traga os resultados esperados que poderão, gradualmente, ser expandidos pelo país.
O encontro de Manica determinou que a nova pedagogia em experimentação deve ser acompanhada por uma planificação cuidadosa das actividades privilegiando cada vez mais a participação do sector privado.
Ainda em Manica, o Ministro da Educação lançou na escola Agrária do Chimoio, na segunda-feira, o curso de agricultura baseado em padrões e competências.
A decorrer formalmente desde o início desde ano, o curso conta com 56 estudantes divididos em duas turmas e que após três anos vão ter o nível médio cuja certificação deverá ser confirmada pelos empregadores que avaliarão as competências e habilidades.
Contabilidade, gestão, secretariado e turismo são outros cursos aprovados para a fase piloto do currículo baseado em padrões e competências.

