Areias pesadas : Exploração começa em Março em Moma
Maputo, 19 Fev 2007 (www.jornalnoticias.co.mz) O projecto de exploração de areias pesadas de Moma, na província de Nampula, deverá iniciar nas próximas três a quatro semanas, conforme garantias dadas semana finda por Garth Clifton, da Kenmare Resources. Trata-se de um empreendimento cujos cometimentos oscilam os 460 milhões de dólares norte-americanos e que na fase de exploração comercial deverá garantir pelo menos 450 empregos directos.
Segundo a fonte, toda a infra-estrutura principal do empreendimento já está concluída, decorrendo actualmente, também em fase final, algumas obras na fábrica. “Está quase tudo pronto para se entrar na fase de produção”, garantiu.
Falando à margem do encontro de divulgação da nova legislação mineira, organizado pelo Ministério dos Recursos Minerais, Garth Clifton explicou que o processamento dos minérios, nomeadamente rutilo, zircão e ilminite, será feito mediante técnicas baseadas em forças electromagnéticas e electrostáticas.
O arranque da exploração será feito em duas fases, sendo que a primeira vai consistir na extracção de rutilo, zircão e ilminite na região de Topuito e, a segunda (mais tarde) que consistirá o início da laboração da fábrica de processamento dos minerais. O arranque faseado pode estar relacionado com atrasos registados no fornecimento de parte dos materiais importados da África do Sul, embora os donos do projecto afirmem que tal não interferiu no calendário.
Segundo Garth Clifton, na primeira fase o empreendimento, cujo contrato de construção da mina devia durar 24 meses, tempo que entretanto foi ultrapassado, vão ser produzidas 800 mil toneladas/ano de ilminite, 55 mil de zircão e 18 a 20 mil de rutilo. Estes minerais com aplicação para as indústrias de pigmente, plásticos e cerâmica, deverão ser exportados para os Estados Unidos da América e Europa.
Instado a pronunciar-se sobre os problemas de electricidade que eram apontados como um dos principais constrangimentos ao empreendimento, aquele quadro sénior da Kenmare disse que tal constrangimento foi ultrapassado. “Está garantida a electricidade para a mina”.
Para o fornecimento de energia ao projecto de Moma foram investidos cerca de 12 milhões de dólares norte-americanos na construção de uma linha de transporte de 110 KVA de potência, a qual vai da subestação de Nampula até ao empreendimento, numa extensão de aproximadamente 200 quilómetros.

