Ferramentas Pessoais
Acções do Documento

Junho 2011

Subir um nível

Notícias sobre economia e Negócios em Junho de 2011

Moçambique vai produzir gasolina a partir de 2016
Maputo, 01 Jun. (AIM) - Moçambique vai produzir gasolina a partir do ano de 2016, segundo acordos assinados última Terça-feira, em Munique, na Alemanha. O jornal “O Pais” de hoje escreve que a gasolina será produzida a partir do gás natural, um recurso abundante em Moçambique.
Ministro Zucula defende desenvolvimento inclusivo do Porto de Maputo
Maputo, 02 Jun. (AIM) – O Ministro moçambicano dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, instou os concessionários do Porto de Maputo a transformarem a infra-estrutura num ponto de desenvolvimento inclusivo, onde todos os intervenientes possam coabitar pacificamente.
Nampula supera meta de comercialização de castanha de caju
Nampula, 02 Jun. (AIM) – A província de Nampula, na zona norte de Moçambique, a maior produtora de castanha de caju, superou a meta definida para a campanha 2010/11, ao comercializar 49.820 toneladas deste produto contra as 47 mil toneladas que tinham sido planificadas.
Empresa moçambicana vai explorar Turmalinas de Maraca
Maputo, 03 Jun. (AIM) – A empresa de capitais moçambicanos, WW Investimentos e Participações, vai explorar Turmalinas da mina de Maraca, no distrito de Mogovolas, província nortenha de Nampula, que até há pouco havia sido tomada de assalto por garimpeiros ilegais.
ATM tem bases para iniciar processo da sua modernização
Maputo, 06 Jun. (AIM) – Os parceiros de cooperação do Fundo Comum da Autoridade Tributária de Moçambique (AT) vão desembolsar pouco mais de 5,8 milhões de dólares norte-americanos para o processo de reformas daquela instituição.
Sete milhões geram mais de três mil postos de emprego em Cabo Delgado
Cabo Delgado, 06 Jun. (AIM) – O Fundo de Desenvolvimento Distrital (FDD) gerou 3.526 postos de emprego durante o ano de 2010 e impulsionou a produção de alimentos e o aprofundamento da democracia na província de Cabo Delgado, na zona norte de Moçambique.
Cadastrados 31 projectos de investimentos em biocombustíveis
Maputo, 7 Jun. (AIM) - Um total de 31 projectos de investimentos nos biocombustíveis foram cadastrados desde 2007 em Moçambique, ao nível do Centro de Promoção da Agricultura (CEPAGRI).
Execução do compacto do MCC está no bom caminho
Maputo, 7 Jun. (AIM) - A execução do compacto de 507 milhões de dólares norte-americanos (USD) disponibilizados à Moçambique pelos Estados Unidos da América (EUA), através do Millennium Challenge Corporation (MCC), está a ocorrer sem grandes sobressaltos.
Moçambique tem grande potencial para investimento em embalagens
Maputo, 8 Jun. (AIM) - Moçambique tem um mercado fértil para o investimento no sector de embalagens, de modo a dar suporte necessário ao crescimento da produção e demanda registada nos últimos tempos.
BAD discute crescimento inclusivo em África
Lisboa, 09 Jun. (AIM) - A Assembleia Anual do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) abriu oficialmente esta Quinta-feira na capital portuguesa, um evento que decorre sob o lema “Rumo a uma agenda para o crescimento inclusivo em África”. Moçambique está representado no evento, a decorrer até Sexta-feira, por uma delegação que integra os ministros das Finanças, Manuel Chang, da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, o Governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove, entre outros quadros.
BAD tem disponíveis 140 milhões de euros para investimento em Moçambique
Lisboa, 09 Jun. (AIM) - Moçambique, um dos 77 membros do Banco Africano de Desenvolvimento, vai beneficiar-se de um apoio de cerca de 140 milhões de euros do BAD para investimentos nos próximos três anos.
Mocambique vai introduzir combustível misto
Maputo, 10 Jun. (AIM) – As misturas obrigatórias de combustíveis fósseis e os bio-combustíveis começam a ser implementadas a partir de 2012, uma medida que poderá ter um impacto significativo na redução da factura de importação dos derivados de petróleo, caso da gasolina e do diesel.
Anadarko investe massivamente na produção de gás natural liquefeito
Mocímboa da Praia, 10 Jun. (AIM) – A companhia petrolífera norte-americana, Anadarko, com sede em Houston, nos EUA, propõe ao governo moçambicano a instalação de uma fábrica de Gás Natural Liquefeito (GNL) na região norte, com uma capacidade para a produção de um bilião de pés cúbicos de gás por dia.
Mcel lucra perto de 300 milhões de meticais
Maputo, 11 Jun. (AIM) - A companhia moçambicana de telefonia móvel, Mcel, lucrou, em 2010, 297 milhões de meticais (10 milhões de dólares norte-americanos), segundo as contas relativas ao exercício económico daquele ano.
Aprovados 20 projectos de embalagem
Maputo, 11 Jun. (AIM) - Entre 2001 e 2010 foram aprovados, em Moçambique, 20 projectos de investimento no sector de embalagem, avaliados em 31.3 milhões de dólares norte-americanos (USD).
LAM obtém resultados satisfatórios na auditoria IOSA
Maputo, 13 Jun. (AIM) – A empresa Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) obteve resultados “muito” satisfatórios na auditoria IOSA (IATA Operational Safety Audit), realizada entre os dias 06 e 10 de Junho corrente, no qual foram avaliados os itens de segurança operacional.
Empresa indiana analisa compra de activo carbonífero em Moçambique
Maputo, 13 Jun. (AIM) - A empresa estatal indiana International Coal Ventures Pvt. Limitada (ICVL) está a analisar a eventual aquisição de uma participação de 59 por cento na empresa Minas do Revuboé, que detém a mina de carvão Revuboé em Moçambique.
Moçambique dá importantes passos na protecção social
Maputo, 13 Jun. (AIM) – Moçambique é um dos países que, nos últimos anos, tem desenvolvido esforços importantes para criar e implementar instrumentos legais de protecção social, segundo uma publicação das Nações Unidas lançada no início de Junho corrente.
Projectos de investimentos criam mais de 1300 postos de trabalho em Nampula
Maputo, 14 Jun (AIM) – Os 18 projectos de investimento aprovados em 2010 na província de Nampula, Norte de Moçambique, orçados em cerca de 30 mil dólares norte-americanos, criaram 1.366 novos postos de trabalho.
Moçambique defende cumprimento do acordo sobre venda de acções da HCB
Maputo, 21 Jun. (AIM) – O Governo moçambicano defende que o negócio para a alienação de 15 porcento das acções detidas pelo Estado português na Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) deve ser na base do acordo rubricado entre os dois países em Março do ano passado.
Produção agrícola cresce 25 por cento no Niassa
Cuamba, 21 Jun. (AIM) – A província do Niassa, norte de Moçambique, conseguiu, ao longo de 2010, produzir pouco mais de 878 mil toneladas de culturas alimentares diversas, das 850.130 toneladas planificadas, no quadro da implementação da Estratégia de Revolução Verde.
Município de Maputo aprova projectos de combate à pobreza urbana
Maputo, 21 Jun. (AIM) - O Conselho Municipal da Cidade de Maputo aprovou hoje 13 projectos a serem financiados no âmbito do Fundo para a Redução da Pobreza Urbana, nos distritos municipais de Hlamankulu, KaMaxakeni, KaMubukwana e KaMavota.
Governo de Moçambique lança bases para uma pesca sustentável
Maputo, 21 Jun. (AIM) – O governo moçambicano aprovou hoje, em Maputo, a proposta de uma nova lei de pescas que visa tornar a actividade pesqueira mais sustentável e garantir maior respeito pelos recursos pesqueiros.
Nova lei cambial liberaliza apenas transacções correntes
Maputo, 23 Jun. (AIM) – O Governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove, diz que a nova lei Cambial tem por objectivo liberalizar a balança das transacções correntes e não abre nenhum espaço para que os recursos em moeda estrangeira sejam convertidos em moeda nacional.
DNO International vai abandonar prospecção petrolífera
Maputo, 24 Jun. (AIM) - O grupo norueguês Det Norske Olse-Selskap (DNO International) vai abandonar a prospecção petrolífera no bloco de Inhaminga, província de Sofala, centro de Moçambique.
Vale do Baixo Limpopo atrai investidores privados
Maputo, 27 Jun. (AIM) – O vale do Baixo Limpopo, na província meridional de Gaza, no sul de Moçambique, está a atrair investidores do sector privado nacional e estrangeiro, que acreditam que depois da sua reabilitação pelo Estado estão criadas todas as condições para que as potencialidades locais possam ser efectivamente exploradas.
Empresas mineiras criaram cerca de 11 mil empregos
Maputo, 27 Jun. (AIM) – As 36 empresas mineiras que operam em Moatize, província de Tete, centro de Moçambique já criaram 10.811 empregos.
Moçambique consegue novos financiamentos do BID e BADEA
Maputo, 27 Jun. (AIM) – O Governo moçambicano, representado pelo Ministro das Finanças, Manuel Chang, vai assinar, nos próximos dias, novos acordos de financiamento com o Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID) e o Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico de África (BADEA).
« Outubro 2014 »
Do
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031
INTRANET


Quem pode aceder?
Esqueceu a sua senha?