Imprensa

Banco de Moçambique lança novas notas do metical

Banco de Moçambique lança novas notas do metical

O Banco de Moçambique anunciou, esta quarta-feira, o lançamento de novas notas do Metical, a Série 2017, que começa a circular a 16 de Junho, Dia do metical.

De acordo com o Banco Central, as novas notas estarão assinadas pelo actual governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela.

A circulação das novas notas será simultânea com as de 2006 e 2011 que ostentam assinaturas dos antigos governadores e não haverá processo de troca, nem data limite de circulação.

O Banco de Moçambique justifica a adopção de novas notas com a necessidade de ajustar as medidas de segurança, uma acção que se realiza de cinco em cinco anos.

O anúncio do lançamento de Nova Série do Metical coincide com as celebrações, esta quarta-feira, do Dia da Criação do Banco de Moçambique.

Outro marco assinalável nos melhoramentos efectuados foi a alteração do substrato das notas de 20 MT, 50 MT e 100 MT, como do facto de tratarem-se de notas de maior circulação e, por conseguinte, sujeitas à maior desgaste.

Em resultado das pesquisas efectuadas com vista ao reforço da consistência das notas, o Banco de Moçambique optou por substituir o substrato de papel pelo polímero, que é um material sintético, particularmente ajustado aos climas húmidos.

Com a adopção do novo substrato, reduzem-se significativamente os custos associados à reposição de notas degradadas, cumpre-se também com o desígnio de fornecer ao público notas em quantidade suficiente e com a qualidade necessária.

De 2011 a esta parte, ainda não foi detectada uma única nota contrafeita em substrato de polímero, o que constitui um marco inédito mesmo a nível internacional.

Nas notas de papel, as contrafacções ou falsificações detectadas são de fácil identificação à vista desarmada. (RM-BM)