Imprensa

Filipe Nyusi faz visita oficial ao Vaticano na quinta e sexta-feira

Filipe Nyusi faz visita oficial ao Vaticano na quinta e sexta-feira

Filipe Nyusi vai fazer uma visita oficial ao Vaticano na quinta e na sexta-feira, a convite do papa Francisco, anunciou a Presidência da República em comunicado.

O chefe de Estado vai manter conversações oficiais com o papa e tem encontros agendados com o cardeal Pietro Parolini, secretário de Estado da Santa Sé, bem como com a Comunidade de Santo Egídio e com a comunidade moçambicana residente na Itália.

"A visita ao Vaticano visa fundamentalmente aprofundar as relações de amizade, solidariedade e perspetivar a cooperação entre Moçambique e o Vaticano", refere-se no comunicado.

Filipe Nyusi vai viajar acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, e da Justiça Assuntos Constitucionais e Religiosos, Joaquim Veríssimo.

Acompanham-no ainda o embaixador de Moçambique na Santa Sé, Amadeu Conceição, assim com quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.

A igreja tem sido um dos intervenientes nos processos de paz em Moçambique, um papel assinalado por Nyusi há poucas semanas, numa mensagem de felicitações dirigida a Edgar Peña Parra, núncio apostólico de Moçambique, designado para um novo cargo no Vaticano.

"Hoje, estamos seguros que a paz efectiva e duradoura que a Igreja Católica,