Imprensa

Investidores apostam no plantio de bananas

Investidores apostam no plantio de bananas

A Africa Agriculture Development Company (AgDevCo) associou-se à Nika- Sociedade de Investidores de Moçambique na recuperação de uma plantação de bananas, através do aumento da área plantada e da produtividade.

Em comunicado de imprensa que a edição de hoje do “Notícias” teve acesso, a AgDevCo financiará despesas de capital, incluindo irrigação e custos operacionais relacionados com o plano de desenvolvimento, sendo que o investimento de 1,5 milhão de dólares norte-americanos contribuirá para desenvolver uma das únicas plantações comerciais de bananas gerida por moçambicanos no país.

O aumento da produção de bananas da empresa Citrum-Citrinos do Umbeluzi, na província meridional de Maputo, resultante do apoio a ser concedido, terá como destino tanto a venda local como a exportação a África do Sul.
A Citrinos do Umbeluzi é uma empresa vocacionada para a produção de citrinos, sendo o cultivo, venda local e exportação de banana a segunda actividade da empresa.
O comunicado da AgDevCo adianta que a Niko tem planos para criar mais negócios agrícolas e para promover investimentos locais no sector.
A AgDevCo é uma empresa sem fins lucrativos que, com o apoio da Agência do Reino Unido ao Desenvolvimento, aplica fundos sob a forma de dívida ou participação no capital de empresas agrícolas, com o objectivo de reduzir a pobreza e aumentar a segurança alimentar.
(AIM)