Imprensa

Nova série de notas entra hoje em circulação

Nova série de notas entra hoje em circulação

Trata-se das notas de 1000, 500, 200, 100, 50 e 20 meticais, sendo que as de 1000, 500 e 200 meticais continuarão a ser em substrato convencional de papel e as de 100, 50 e 20 meticais, em substrato de polímero, material sintético ajustada a climas húmidos, conferindo, assim, às notas, maior resistência e durabilidade.

Estas notas vão circular em simultâneo com as da primeira e segunda séries, assinadas por Adriano Maleiane e Ernesto Gove, antigos governadores do Banco de Moçambique, respectivamente.
A directora do departamento de emissão no Banco de Moçambique, Benedita Guimino, citada esta sexta-feira pelo “Diário de Moçambique” diz que a nova série não contempla moedas metálicas, mantendo-se as do ano 2006. “A serie 2017 não contempla as moedas metálicas e mantém as características e os elementos de segurança da serie 2011 (a segunda) com a excepção da assinatura do governador em exercício e da data em que é colocada em circulação”, explicou.
Guimino afirmou que se pretende disponibilizar notas e moedas de boa qualidade e dificilmente imitáveis, implicando a sua durabilidade e genuinidade. “Queremos garantir a circulação de notas genuínas na economia e o Banco de Moçambique desenvolve estratégias e acções visando a prevenção e o combate à falsificação da moeda”, sublinhou.
O Banco de Moçambique introduziu a nova família do metical em 2006, denominada família do Banco de Moçambique. Desde então, vem actualizando as séries de notas.
(AIM)