Imprensa

Reposição de infra-estruturas destruídas pelos ciclones Idai e Kenneth vão “consumir” USD3biliões

Reposição de infra-estruturas destruídas pelos ciclones Idai e Kenneth vão “consumir” USD3biliões

O Governo necessita de mais de três biliões de dólares para a reconstrução das infra-estruturas e reposição das áreas agrícolas destruídas pelos ciclones Idai e Kenneth no país.

O montante consta no relatório de avaliação das necessidades pós-ciclone, aprovado ontem pelo Conselho de Ministros, reunido na sua décima sexta sessão ordinária, segundo Ana Comoane, porta-voz.

Entretanto, o governo decretou o fim da emergência nacional e do alerta vermelho na região Norte, atingida pelo ciclone tropical Kheneth.

Ainda ontem, o Conselho de Ministros aprovou o decreto referente aos termos e concessões, pesquisa e produção de petróleo para a área 4 do bloco do Rovuma, em Cabo Delgado

É um instrumento relativo ao desenvolvimento inicial autónomo e coordenado, de doze triliões de Pés cúbicos de gás natural da área quatro.

Este projecto será desenvolvido a partir dos depósitos de petróleo que atravessam a delimitação entre as áreas do contrato de concessão das áreas de um e quatro como explicou a porta-voz do governo Ana Comoana.

Nesta sessão, o executivo apreciou as informações relativas a situação de emergência no centro e norte do país recentemente fustigados pelos ciclones IDAI e Khenneth.

A sessão apreciou ainda informações relativas a conferência internacional de doadores, a ter lugar de 31 de Maio a 01 de Junho próximo na cidade da Beira. (RM)