Imprensa

Governo reforça medidas para proteger o país do COVID-19

18/03/2020 13:01

Até ao momento, não há confirmação de nenhum infectado pelo COVID-19, em Moçambique. A informação foi avançada há poucos instantes pelo Presidente da República, que falou à Nação a partir da Ponta Vermelha, na cidade de Maputo.

Na sua comunicação, Filipe Nyusi apelou para que os moçambicanos se mantenham calmos e vigilantes, seguindo todas regras de higiene visando a protecção de todos. De igual modo, Nyusi anunciou que o Governo decidiu elevar o nível de alerta neste contexto em que o coronavírus tem chegado a vários cantos do mundo. Inclusive, Moçambique suspendeu todas as deslocações de Estado para o estrangeiro.

Doravante, todos os cidadãos provenientes de países com o COVID-19 terão de passar por uma quarentena obrigatória. De igual modo, a organização e participação em eventos que juntam mais de trezentas pessoas, no país, estão suspensos.

Neste momento em que o mundo enfrenta a pandemia do COVID-19, Nyusi apelou aos moçambicanos para seguirem as orientações clínicas, como lavar as mãos com água, sabão, cinza e seguir a etiqueta da tosse.

No final da sua intervenção, o Presidente da República disse que os moçambicanos não devem se agitar com falsas informações. Nyusi quer que todos aguardem e confiem nas informações oficiais que continuarão a serem avançadas pelo Governo. 

(AIM)