Imprensa

Electricidade de Moçambique reduz em 10% a taxa de energia para todos os consumidores

Electricidade de Moçambique reduz em 10% a taxa de energia para todos os consumidores

A empresa Electricidade de Moçambique (EDM) vai reduzir em dez por cento a taxa de compra de energia para todos os consumidores.

A redução do custo de energia, a entrar em vigor a partir de Junho próximo, enquadra-se nas medidas  de mitigação do impacto negativo do novo coronavírus.

O anúncio foi feito, esta sexta-feira, no Parlamento pelo ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, quando clarificava a lei que altera o código sobre o valor acrescentado, IVA.

"Todos os clientes de consumo da taxa tarifa geral vão ter uma redução de dez por cento da factura, o que significa que é mais uma contribuição. A empresa EDM vai gastar qualquer coisa como 68 milhões de meticais só isto, o que cria outro problema, porque a empresa, como empresa, tem que ter receita e meios para poder sobreviver", frisou.

Nesta sessão, os deputados aprovaram em definitivo e por consenso a proposta de lei que altera o código de Imposto Sobre o Valor Acrescentado (IVA), para assegurar a disponibilidade do sabão, açúcar e óleo alimentar, no mercado nacional. (RM)