Imprensa

Mocambique/Covid-19: É Facto! Alunos Da 12ª Voltam À Escola

Mocambique/Covid-19: É Facto! Alunos Da 12ª Voltam À Escola

Mais de 168.800 alunos da 12ª classe, em todo país, retornaram às aulas presenciais, como declarou o Presidente da República de Mocambique , Filipe Nyusi, no âmbito do relaxamento faseado das medidas de prevenção da COVID-19.

Segundo a ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua, das 416 escolas que lecionam a 12ª classe, apenas 222 escolas é que retomam amanhã. É que das 416 escolas apenas 311 foram avaliadas e desse número só 222 foram aprovadas.

Carmelita Namashulua fez saber que as aulas vão retomar, mas regressam sob novas normas, nomeadamente: o distanciamento inter-pessoal e físico entre os alunos, presença até três vezes por semana na escola e com intervalos curtos de cinco minutos e/ou de 10 minutos.

“Os alunos permanecerão diariamente na escola no máximo quatro horas e 30 minutos”, disse e acrescentou que “neste período de retoma às aulas as cantinas escolares estarão encerradas para evitar aglomerações”.

Namashulua referiu que as regras estendem-se a desinfecção e higienização regular dos espaços comuns, bem como a de materiais didácticos de uso comum.

(AIM)