Imprensa

Moçambique e Noruega cooperam na exploração de hidrocarbonetos

Moçambique e Noruega cooperam na exploração de hidrocarbonetos

Moçambique e Noruega passam, a partir, desta quarta-feira a cooperar nas áreas de exploração de hidrocarbonetos, com destaque para a gestão da indústria petrolífera.

O acordo de cooperação foi discutido pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, e o príncipe herdeiro da Noruega, Haakon Magno, nas conversações oficiais havidas esta quarta-feira, na presidência da República.

A assinatura da parceria estabelecida foi feita pela Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo e o seu homólogo da Noruega Dag-Inge Ulstein.

Em declaração a imprensa, Verónica Macamo destacou que o acordo serviu, igualmente, para o reforço das relações de cooperação entre os dois países, em diversos domínios.

O Ministro do Desenvolvimento Internacional da Noruega disse, por seu turno, que o acordo vai permitir reforçar a capacidade das instituições no domínio da gestão sustentável da indústria petrolífera nacional.

A visita do Príncipe Haakon ao país surge em resposta ao convite formulado pelo Chefe do Estado moçambicano, aquando da visita oficial que efectuou ao Reino da Noruega, em Novembro de 2018. (RM)