Imprensa

Moçambique terá centro regional humanitário de pesquisa e prevenção de calamidades naturais

Moçambique terá centro regional humanitário de pesquisa e prevenção de calamidades naturais

Em Moçambique será instalado um centro humanitário de pesquisa e prevenção de calamidades e desastres naturais, que têm estado a afectar toda a região Austral de África.

Os países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), reunidos esta sexta-feira em teleconferência, acolheram positivamente a candidatura de Moçambique para instalação do centro humanitário, dada a experiência do país em lidar com fenómenos calamitosos e também por ser um dos mais vulneráveis de África.

A informação foi avançada pela ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, à margem do encontro que tinha por objectivo discutir questões ligadas a política, defesa e segurança na região.

"Queremos um centro que faça estudos e possa até nos avisar quando há situações que possam constituir um problema. Mas também ver que tipo de apoio se pode dar mais tarde. Mesmo havendo anúncio prévio, nem sempre nos permite ter exactamente a amplitude ou o impacto que vai acontecer a posterior, mas pensamos que é importante isso, haver estudos sobre o que pode acontecer, em que situações isso acontece e o que fazer para nos apoiar mutuamente", disse. (RM)