Imprensa

PR anuncia reforço das medidas de prevenção do COVID-19

PR anuncia reforço das medidas de prevenção do COVID-19

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, anunciou, esta tarde em Maputo, numa comunicação à Nação,  o reforço das medidas de prevenção do COVID-19.

Dentre as medidas anunciadas pelo Chefe do Estado, consta a suspensão de aulas em todos os estabelecimentos públicos e privados, desde o ensino pré-escolar até ao superior, e ainda a redução de 300 para 50 o número máximo de pessoas nos eventos de carácter social, salvo actividades de interesse estritamente público.

O Presidente Nyusi também anunciou a criação de uma Comissão Técnico-Científico, que vai ser constituída por quadros do sector da saúde pública, da comunicação social, cientistas sociais, e de outros sectores, com a tarefa específica de aconselhar o Governo face à medidas funcionais de prevenção do COVID-19 no país, assim como na tomada de decisões com base em evidências científicas e também no apoiao se houver necessidade de mobilização social.

A par dessas medidas, o estadista moçambicano anunciou a suspensão da emissão de vistos de entrada para Moçambique, assim como o cancelamento dos que já foram emitidos, assim como a imposição de medidas de protecção por todas as instituições públicas e privadas, onde decorram actividades laborais ou de outra índole.

O Presidente Nyusi apelou ainda ao reforço das medidas de vigilância para se garantir o pleno funcionamento da cadeia de abastecimento, assim como da obrigatoriedade de quarentena domicialiária de 14 dias para todos os viajantes, que estiveram fora de Moçambique nos últimos dias.

O Chefe do estado informou também que Moçambique ainda não tem nenhum caso confirmado de COVID-19, mesmo em moçambicanos no estrangeiro, reforçando que a prevenção continua a ser o principal pilar para combater a propagação deste vírus no país. (PR)