Imprensa

PR inaugura Sistema de Abastecimento de Água de Massinga

13/12/2019 07:31

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou, hoje, o Sistema de Abastecimento de Água de Massinga, no âmbito do Projecto PRAVIDA, uma iniciativa do Governo de Moçambique para dotar as zonas áridas e semi-áridas do país com infraestruturas de água.

Na sua intervenção, o estadista moçambicano afirmou que o empreendimento que acabava de inaugurar é uma infraestrutura de grande significado económico e social para Massinga, por modificar a configuração do acesso à água das populações do distrito.

"Desenhamos este programa extraordinário (PRAVIDA), para todo o país, que lançamos em Mueda, e temos estado a fazer entrega destas infraestruturas de grande importância. Nas zonas áridas e semi áridas estava a se agravar a situação do acesso à água por causa de mudanças climáticas, secando furos e poços", disse o Chefe do Estado.

No mesmo comício na Vila Sede do distrito de Massinga, o Presidente Nyusi disse que no âmbito do PRAVIDA, para além de Massinga, na província de Inhambane já foram inaugurados os sistemas de abastecimento de água de Quissico, e ainda houve o alargamento da conduta de abastecimento de Homoine, e está em curso a reabilitação dos sistemas de Mabote e Vilanculo.

"Também estamos a construir e reabilitar na província de Inhambane os sistemas de Govuro, Funhalouro, e outras partes de Massinga, assim como estão na fase conclusiva os sistemas de Mawaiela, Mavune e Chitanga, que vão solucionar os problemas da falta de água para a população e visitantes que escalam a província em turismo", disse o Presidente Nyusi.

O Chefe do Estado apelou a população para consumir a água de forma racional, porque este é um recurso esgotável, e ainda para não fazer ligações clandestinas assim como evitar manter fugas de água nos tubos condutores, de modo a aumentar o tempo de vida do sistema ora inaugurado. (PR)