Imprensa

PR mantém promessa de ser Presidente de todos os moçambicanos

PR mantém promessa de ser Presidente de todos os moçambicanos

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, reiterou, hoje, que assume, mais uma vez, o compromisso de "ser o Presidente de todos os moçambicanos", à semelhança da promessa feita em 2015, quando tomou posse para o primeiro mandato. Afirmou que a paz será a sua "prioridade absoluta".

O Presidente Nyusi começou o seu discurso felicitando os candidatos derrotados nas últimas eleições gerais e afirmou que é preciso saber “tornar as nossas diferenças em mais-valias” para fortalecer a democracia no país.

"Há cincos anos, numa cerimónia como esta, anunciei que seria o Presidente de todos os moçambicanos", recordou o Chefe de Estado e acrescentou que renova essas declarações para o segundo mandato.  

O Chefe do Estado moçambicano, defende que nenhum moçambicano pode impingir aos outros o que é meramente sua convicção pessoal.  

Sobre a composição do Parlamento, o Presidente da República disse que o facto de a Frelimo ter maioria qualificada não pode reduzir a importância do debate de ideias, pois a Assembleia da República representa todos os moçambicanos. 

Na saúde, por exemplo, a promessa foi para a melhoria das condições de trabalho e salários dos funcionários, bem como fazer vincar o projecto “Um distrito, um hospital”.

Na cultura, Nyusi quer que o sector seja produtivo.

Na Justiça, prometeu expandir a construção de infraestruturas e reforço das liberdades de expressão e imprensa, para a garantia da pluralidade de ideias.

"Não haverá tréguas na luta contra a corrupção" e não haverá pequenos nem grandes corruptores.E mais: "iremos dar passos decisivos rumo à fome zero", afirmou o Presidente Filipe Nyusi. (PR)