Imprensa

PR recebe mais felicitações pela passagem dos 45 anos da Independência

PR recebe mais felicitações pela passagem dos 45 anos da Independência

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu mensagens de felicitações do Rei de Bahrain, Hamad Bin Isa Al Khalifa , e do Primeiro-Ministro das Maurícias, Pravind Kumar Jugnauth; da Tailândia, General (na reserva) Prayut Chan-o-Cha; do Secretario Executivo da CPLP e do Príncipe Aga Khan.

O Rei de Bahrain, Hamad Bin Isa Al Khalifa, endereça a mensagem em do povo do Reino de Bahrain e em seu nome próprio, as calorosas felicitações e melhores saudações ao Presidente da República, ao Governo e ao povo moçambacano.

Servimo-nos, igualmente desta oportunidade para exprimir a Vossa Excelência, os nossos sinceros votos de boa saúde e felicidade e de muitos progressos e prosperidade para o povo, sob Vossa sábia liderançalê-se na mensagem do Rei Hamad.

Na sua mensagem o Primeiro-Ministro das Maurícias, Pravind Kumar Jugnauth, endereça as felicitações pelo 45º aniversário da proclamação da independência nacional , destacando o património cultural e histórico comum, incluindo os valores partilhados tais como a democracia o Estado de direito e o respeito pela dignidade humana, que têm reforçado os laços entre os dois países ao longo dos anos.

Gostaria de elogiar Moçambique pela sua jornada transformadora, bem-sucedida, desde a independência e a sua reputação como um Farol de desenvolvimento na nossa região, diz a mensagem do Primeiro-Ministro das Maurícias.

Excelência e Caro Irmão, numa altura em que o mundo inteiro luta contra os impactos devastadores da pandemia da Covid-19, quero assegurar a Vossa Excelência do meu desejo de continuar a interagir, quer ao nível bilateral, quer ao nível regional para o desenvolvimento sustentável dos nossos países e para o bem-estar dos nossos povos, lê-se ainda na mensagem do Primeiro-Ministro Pravind Kumar.

Por seu turno, o Primeiro-Ministro da Tailândia, afirma que em nome do Povo e do Governo do seu país, transmite calorosos cumprimentos e felicitações ao Presidente da República, ao Governo e ao povo moçambicanoda por ocasião do dia da Independência.

O Reino da Tailândia e a República de Moçambique sempre desfrutaram de relações estreitas. O Governo Real da Tailândia está determinado a trabalhar estreitamente com o Governo da República de Moçambique para continuar a reforçar o nosso intercâmbio e cooperação em todos os aspectos e em benefício mútuo dos nossos dois países e povos, lê-se na mensagem do governante tailandês.

Na sua mensagem, o Secretario Executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, refere que a adversidade que actualmente afecta o mundo, incluindo os Estados–Membros da CPLP, devido à pandemia da Covid-19, tem tornado evidente a importância do reforço dos laços de solidariedade e cooperação internacional.

No contexto da CPLP, reitero a Vossa Excelência a minha disponibilidade para, com o maior empenho, contribuir para a concretização de propostas e iniciativas que as autoridades moçambicanas entendam útil promover, afirma o Secretário Executivo da CPLP.

No âmbito da efeméride, o Príncipe AGA Khan diz queao celebrar o aniversario da independência de Moçambique, endereça ao Presidente da República, o Governo e ao Povo moçambicano as calorosas felicitações.

Acompanho com muito interesse todos os assuntos relacionados com o desenvolvimento de Moçambique, tendo constatado com admiração os esforços de Vossa Excelência na consolidação do processo de paz,  a busca de soluções face a violência armada no norte da província de Cabo Delgado e no combate a Pandemia da covid- 19, lê-se na mensagem do Príncipe AGA Khan. (PR)