Imprensa

PR recebe mais felicitações pelos 45 anos da Independência Nacional

PR recebe mais felicitações pelos 45 anos da Independência Nacional

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu mensagens de felicitações de Chefes de Estado da Argélia, Marrocos e Coreia, por ocasião do quadragésimo quinto aniversáro da Independência nacional.

Na sua mensagem, o Rei de Marrocos, Mohammed VI, refere que por ocasião da celebração do dia da Independência de Moçambique tem o prazer de endereçar ao Presidente da República as mais calorosas felicitações e desejar progressos e prosperidade ao povo moçambicano.

Nós no Reino de Marrocos desejamos prosseguir com os esforços  visando consolidar os laços fraternais com Moçambique, servindo assim aos melhores interesses dos nossos países e incrementando a cooperação e solidariedade no nosso continente africano, afirma o Rei Mohammed VI.

Ainda no âmbito das celebrações da independência nacional, o Secretário Geral do Comité Central do Partido Comunista do Vietname e Presidente da República Socialista do VietnameNguyen Phu Trong manifesta as suas mais calorosas felicitações ao Presidente da República e ao Povo moçambicano.

Estou muito satisfeito de reconhecer que ao longo dos 45 anos, a pátria moçambicana conquistou grandes resultados, nas áreas de política, segurança, reconciliação nacional, desenvolvimento económico e social e relações exteriores, lê-se na mensagem do líder vietnamita.

Na mensagem do Presidente do Zimbabwe, Emmerson D. Mnangagwa refere que emnome do Governo, do Povo da República do Zimbabwe e no seu próprio, endereça ao Presidente da República, ao Governo e ao Povo moçambicano as calorosas felicitações pela passagem do 45º aniversário da Independência Nacional.

Ao juntarmo-nos a si para celebrar esta ocasião histórica, tenho o prazer de expressar a satisfação do Zimbabwe através da amizade e cooperação duradouras existentes entre os nossos dois países e povos amigos, afirma o governante zimbabweano.

O Zimbabwe sempre estimará os laços históricos, políticos e culturais que foram nutridos ao longo das nossas lutas de libertação. É com satisfação que noto que estes laços se fortaleceram, como comprovado pelo excelente relacionamento existente entre os nossos dois países, lê-se na mensagem do Presidente Mnangagwa.

No âmbito da efeméride, o Presidente da República do Quénia, Uhuru Kenyatta diz que em nome do Governo, do Povo da República do Quénia e no seu próprio, endereça ao Chefe do Estado moçambicano, ao Governo e ao Povo da República de Moçambique as suas sinceras felicitações por ocasião do 45º aniversário Independência de Moçambique.

Agradeço a Vossa Excelência e ao Governo de Moçambique pelo apoio e voto inabaláveis ​​que culminaram com a eleição do Quénia para o assento não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas (UNSC) para o período 2021-2022. A vitória do Quénia é uma vitória para Moçambique e África. Certifico a Vossa Excelência o compromisso do meu Governo de defender as inquietações do nosso Continente no UNSC com particular destaque para a luta contra o terrorismo regional e o combate à pandemia da COVID-19. Estou confiante de que os nossos esforços coordenados produzirão a Paz, segurança e prosperidade desejadas, afirma o Presidente Kenyatta.

Por seu turno, o Presidente da ArgéliaAbdelmadjid Tebbune afirma que por ocasião da celebração do dia da Independência de Moçambique, endereça em nome do povo, do governo e no seu próprio, as mais calorosas felicitações ao Chefe do Estado e ao povo moçambicano.

Aproveito esta oportunidade para destacar a qualidade das nossas históricas relações de amizade, solidariedade e reafirmar a minha prontidão de trabalhar em prol da sua promoção para o melhor interesse dos nossos dois países irmãos, lê-se na mensagem do governante argelino.

Por sua vez, o Presidente da República da Coreia, Moon Jae-in diz que por ocasião do Dia da Independência da República de Moçambique, transmite calorosas felicitações ao Presidente da República e ao Povo moçambicano.

Faço votos para que os laços de amizade e cooperação que os nossos dois países têm cultivado deem muitos frutos. Aguardo, com muita expectativa uma cooperação estreita com Vossa Excelência para esse fim, reitera o dirigente coreano.

O Presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, refere que em nome da sua nação e no seu próprio, felicita ao Presidente da República e ao povo moçambicano, pela celebração da independência nacional.

Acredito plenamente que a estreita e forte cooperação entre a Turquia e Moçambique em todos os domínios, continuará a longo prazo e a amizade entre nossos povos se aprofundará. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para renovar meus melhores votos de saúde e felicidade ao Presidente da República e prosperidade e bem-estar do povo amigo de Moçambique, escreve o dirigente turco. (PR)