Imprensa

País: Mais de USD 764 milhões para implementação de programas da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte

País: Mais de USD 764 milhões para implementação de programas da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte

O país mobiliza mais de 764 milhões de dólares para a implementação de quatro unidades de gestão de programas, no âmbito da missão estratégica da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte, lançada esta segunda-feira, na cidade de Pemba, em Cabo Delgado, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.

A iniciativa é lançada numa altura em que estão em vista investimentos que se aliam às condições agro-ecológicas que possibilitam o desenvolvimento da região.

No entanto, o estadista moçambicano reconheceu que Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte está perante desafios decorrentes de factores adversos.

"O índice multidimensional de pobreza, segundo dados de 2015 é de 65% em Nampula, 67% em Niassa e 53 % em Cabo Delgado comparado com a média nacional que era de 43%. Os efeitos dos ciclone Kenneth em 2019 foram devastadores com enfoque nos sectores agrícola, pesqueiro e e turístico. Desde 2017 que temos estado a assistir a um fenómeno completamente estranho para o nosso país, que é caracterizado por violência gratuita, injustificada e maliciosa, perpetrada por indivíduos que até hoje não tiveram a coragem de mostrar o seu rosto", disse.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, esclareceu que a Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte foi criada a 18 de Março deste ano para fazer face as diversas adversidades que se registam naquela região. (RM C Delgado)