Imprensa

Presidente Nyusi hoje na China para aprofundar cooperação

Presidente Nyusi hoje na China para aprofundar cooperação

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, encontra-se já na cidade de Nanjing, capital de Jiangsun, para uma visita de Estado de cinco dias à República Popular da China, destinada ao aprofundamento e consolidação das relações de amizade, cooperação e de solidariedade existentes entre os povos e os governos dos dois países.

A deslocação de Nyusi à China surge em resposta ao convite que lhe foi formulado pelo Presidente chinês, Xi Jinping. Durante a visita o Presidente da República irá manter conversações oficiais com o seu homólogo e encontros com o Presidente da Assembleia Popular Nacional da China, com o Primeiro-Ministro, homens de negócios e participará na abertura da Conferência Mundial sobre o Turismo.

O programa de trabalho distribuído à Imprensa que acompanha a visita do Chefe do Estado moçambicano à China indica que esta manhã (horas locais) Filipe Nyusi vai discursar no Fórum Empresarial Moçambique-China e visitar a Academia Militar de Nanjing. À tarde o Presidente da República visita o City Urban Exhibition Hall de Jiangning, ainda em Nanjing, e tem previsto um encontro, ao princípio da noite, com o governador da província de Jiangsu, seguido de um jantar que lhe será oferecido por este dirigente chinês e posteriormente reunir-se-á com estudantes moçambicanos em Nanjing.

Amanhã, quarta-feira, o Presidente da República, que é acompanhado pela esposa, Isaura Nyusi, desloca-se a Beijing, a capital da China, onde será recebido pelo seu homólogo Xi Jinping no Palácio do Povo, ao que se seguirão conversações oficiais entre as duas delegações e assinatura de alguns acordos de cooperação e o banquete de Estado.

Segundo o programa, o Chefe do Estado vai manter, na quinta-feira, ainda em Beijing, um encontro com o Primeiro-Ministro chinês e discursar na cerimónia de abertura da Conferência Internacional sobre o Desenvolvimento do Turismo. Filipe Nyusi vai também, quinta-feira, visitar a sede da empresa nacional de petróleos da China (CNPC) e participar do  II Fórum Empresarial Moçambique-China.

À tarde o Presidente da República vai depositar uma coroa de flores na Praça Tiannamen em homenagem aos heróis do povo chinês e manter encontros de cortesia com executivos das empresas públicas deste país asiático e tem agendado, ao princípio da noite, um encontro com a comunidade moçambicana em Beijing.

Na sexta-feira Filipe Nyusi, esposa e comitiva partem de comboio da estação de Beijing à capital da província de Shandong. Nesta província o Presidente da República vai visitar a empresa de equipamentos e veículos ferroviários de Jinan e visitar as oficinas de treinamento do colégio vocacional de Jinan.

Ao princípio da tarde o Chefe do Estado moçambicano mantém um encontro com o governador da província de Shandong. Sábado, último dia da visita, Filipe Nyusi desloca-se ao centro de demonstração de agricultura moderna de Zhangqiu e à fábrica de Jin Rong Foodstuff Co. Ltd.

 Nesta deslocação o Presidente Filipe Nyusi é acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, da Indústria e Comércio, Ernesto Max Tonela, das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Bonete Martinho, da Cultura e Turismo, Silva Dunduro, pelas vice-ministras da Agricultura e Segurança Alimentar, Luísa Meque, da Economia e Finanças, Maria Isaltina Lucas, bem como por deputados da Assembleia da República, quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado. 

Fonte: Jornal Notícias