Imprensa

Presidente da República congratula irmandade dos países da SADC

Presidente da República congratula irmandade dos países da SADC

O Presidente da República e em exercício cessante da SADC, congratula-se pela irmandade e pronta solidariedade demonstrados pelos países da região, no combate ao terrorismo e extremismo violento na província de Cabo Delgado.

Filipe Nyusi, que falava esta terça-feira em Lilongwe, capital do Malawi, ainda na qualidade de presidente do órgão, na abertura oficial da quadragésima primeira sessão ordinária da SADC, o pacto de defesa mútua da região demonstrou o espírito de união e coesão.

O Chefe do Estado moçambicano disse que deixa a presidência da SADC com o sentimento de missão cumprida, apesar dos efeitos nefastos impostos pela pandemia da covid-19.

Entretanto, o Presidente da República adverte que as temperaturas globais na região da SADC, continuarão a subir, acima de dois graus do nível pré-industrial, nas próximas décadas.

Filipe Nyusi disse, aos Chefes de Estado e de governo, presentes na Cimeira de Lilongwe, que face a este fenómeno, a região não pode esperar o cumprimento dos compromissos assumidos nos acordos de Paris para agir.

Filipe Nyusi passou esta terça-feira a presidência rotativa da SADC ao seu homólogo malawiano, Lázaro Chakwera. (RM)