Presidência da República

PR lança programa “Zero Malária, Começa Comigo”

02/07/2018 11:10

Maputo, 28 de Junho de 2018 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, procedeu, hoje, ao lançamento do programa “Zero Malária, Começa Comigo”, no âmbito do Fórum sobre a Malária que decorreu na Cidade de Maputo.

Intervindo na altura, o Chefe do Estado considerou ser urgente parar com a propagação da Malária no país, uma vez que o combate à esta doença exige o envolvimento de todos os segmentos da sociedade.

“A nossa mensagem de apelo deve ser clara, curta e directa: Temos de parar a propagação da malária. É tempo de agir decisivamente e agir em conjunto porque só trabalhando de forma concertada e coordenada podemos aumentar a nossa eficácia no combate a malária, pois, embora decorram esforços nacionais para combater a doença, a luta está longe de ser vencida”, referiu o Presidente Nyusi.

O Chefe do Estado moçambicano reconhece, por outro lado, que o programa da malária funciona sem a totalidade dos recursos que necessita.

“Anualmente o programa contra malária necessita entre 85 a 124 milhões de dólares e o Estado não tem todo esse dinheiro. Daí que precisamos de ser mais criativos na nossa resposta, reforçando as sinergias e todos os investimentos relevantes nas instituições do Estado, na sociedade civil, no sector privado e nos meios de Comunicação Social”.