Presidência da República

Presidente da República concede audiência ao Ministro da Defesa da China

12/07/2017 13:49

Maputo, 11 de Julho de 2017 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu esta tarde no seu Gabinete de Trabalho, o Ministro da Defesa Nacional da República Popular da China, Chang Wan Quann, que se encontra-se em Moçambique para um visita de trabalho, visando estreitar as relações de cooperação entre China e Moçambique em vários domínios de cooperação.

Falando à imprensa, momento após o término da audiência, o Ministro da Defesa Nacional, Atanásio Mtumuke, relembrou o papel histórico da República Popular da China para a libertação do país do jugo colonial, através da formação de jovens guerrilheiros naquele país, assim como do apoio em armamento e outra logística militar.

Acrescentou que a visita do Ministro da Defesa chinês, visa dinamizar o intercâmbio entre as instituições de ensino superior militar dos dois países, pois este país continua a ser um forte parceiro de Moçambique em vários sectores, lembrando os laços históricos que unem os dois países, assim como os apoios que tem prestado ao país nas áreas económica e social.

De referir que a China é um dos maiores investidores no país, sobretudo nas áreas de energia, construção civil, gás natural e infraestruturas.