Secretário-geral da Nações Unidas enaltece as prioridades de Moçambique na presidência do Conselho de Segurança da ONU
O Secretário-geral da ONU, António Guterres, avalia positivamente o exercício da presidência rotativa mensal de Moçambique, no Conselho de Segurança da ONU, que termina, na sexta-feira, 31 de Março.
É uma avaliação feita, esta segunda-feira, num encontro entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o líder da ONU, em Nova Iorque, onde o Chefe do Estado moçambicano trabalha, esta semana, justamente no contexto da presidência do Conselho de Segurança.
Ao Secretário-geral da ONU, o Presidente da República apresentou as perspectivas do Debate de Alto Nível que hoje vai liderar, no órgão, onde a questão do Terrorismo e Extremismo Violento estará em abordagem.
A propósito, a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, disse que António Guterres saudou as prioridades de Moçambique para a presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
António Guterres manifestou ainda solidariedade com as vítimas das calamidades naturais, sobretudo do ciclone FREDDY, que afectou duas vezes o país.
Os apoios a Moçambique foram igualmente manifestados pelos embaixadores dos países da SADC e da CPLP junto das Nações Unidas, que saudaram o Chefe de Estado moçambicano, esta segunda-feira, na sede da ONU.
Aos Estados-membro destes dois blocos, o Presidente da República agradeceu pelo apoio prestado a Moçambique, no Conselho de Segurança da ONU, desde a campanha até a sua eleição a membro não-permanente do órgão e pela solidariedade na sequência da eclosão do ciclone FREDDY.
Para a sessão do Conselho de Segurança de hoje, a ser presidida por Filipe Nyusi, todas as condições estão já criadas, segundo confirmou à Rádio Moçambique, a missão permanente do país, na ONU. (RM)