Imprensa

PR lança Campanha de Comercialização Agrícola no País

12/04/2024 11:01

O Presidente da República, Filipe Nyusi, preside, esta sexta-feira, na localidade de Luelele, posto administrativo de Mandimba-Sede, no Niassa, a Cerimónia Central de lançamento da Campanha de Comercialização Agrícola-2024.

O evento, que será replicado em todo o país, tem por objectivos exortar os produtores e intervenientes na comercialização agrícola para o inicio do processo e divulgar as acções de intervenção dos agentes económicos na cadeia de valor de venda de produtos agrícolas .

Para a campanha de comercialização agrícola dois mil e vinte quatro, o país prevê comprar cerca de vinte milhões de toneladas de produtos diversos, contra dezassete milhões da campanha anterior.

A directora nacional do Comércio Interno no Ministério da Indústria e Comércio, Vera Godinho, aponta os cereais, leguminosas, tubérculos entre outros, como os produtos que serão mais comercializados por mais de sete mil intervenientes na campanha.

 Os produtos alimentares serão colocados no mercado interno e os de rendimento no mercado externo.

O Presidente da Associação dos Intervenientes na comercialização agrícola da localidade de Luelele, distrito de Mandimba, Arabe Ndjonandje, disse que a escolha da região para o lançamento da campanha de comercialização agrícola é um acto que encoraja os membros a combater o contrabando de produtos agrícolas para o vizinho Malawi.

A cerimónia central do lançamento da Campanha de Comercialização Agrícola-2024 vai consistir na exposição de produtos nacionais com a participação das províncias do Niassa, Nampula e Cabo Delgado, exposição de serviços de apoio à cadeia de comercialização agrícola, para além da realização do Sexto fórum Nacional de Comercialização Agrícola. (RM)