Imprensa

Acidentes de viação matam 33 pessoas nas estradas moçambicanas

09/11/2016 09:57

Pelo menos 33 pessoas perderam a vida e outras 122 contraíram ferimentos, 42 das quais em estado grave, vítimas de 38 acidentes de viação registadas durante a semana passada em Moçambique.

Infelizmente, esta foi uma semana de muito sangue nas estradas, pois morreram 33 pessoas contra 29 de igual período do ano passado”, lamentou o Porta-voz do Comando Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Inácio Dina, durante o habitual briefing sobre as ocorrências da semana.

Em comparação com igual período do ano passado, Dina afirmou que no corrente ano o número de acidentes e danos agravou-se. A título de exemplo, a fonte avançou que “no passado registou-se um total de 27 feridos, contudo, no ano em curso cerca de 100 pessoas contraíram ferimentos. Enquanto em 2015, registaram-se 35 acidentes de viação, no corrente ano os casos agravaram-se para 38.
Estes acidentes de viação estão a tirar vidas humanas e a criar dor em muitas famílias”, disse Dina, apontando para o excesso de velocidade, má travessia de peão, como principais causas de sinistros nas estradas nacionais. 
Queremos voltar a chamar atenção ao humano. É sobre o homem que incidimos o nosso apelo, pois ele é o condutor que deve ter a destreza de dominar a viatura e fazer de tudo para evitar os acidentes”, apelou o Porta-voz da PRM.
Na sequência de trabalhos operacionais da Polícia de Trânsito, Dina explicou que 5000 viaturas foram multadas, 53 das quais apreendidas, 281 cartas de condução igualmente apreendidas e 34 livretes, devido a infracção do código de estrada.
No ano passado, mais de 1.500 pessoas morreram e mais de 4.000 ficaram feridas como resultado dos sinistros nas rodovias.
(AIM)