Presidência da República

PR participa na X Cimeira dos BRICS

01/08/2018 12:53

Joanesburgo, 27 de Julho de 2018 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi,participou, hoje, dia 27 de Julho de 2018, em Joanesburgo, na África do Sul, no na X Cimeira dos BRICS.

Para além do estadista moçambicano, participaram igualmente na cimeira dos BRICS, os Presidentes de Angola, Zâmbia, Namíbia, Senegal, Gabão, Togo, Uganda, Ruanda, na qualidade de convidados.

A Cimeira dos BRICS é uma iniciativa que o grupo encontrou para falar sobre os novos desafios de desenvolvimento com países que comungam os mesmos ideais, concretamente o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A criação de um novo Banco de Desenvolvimento é uma das vias dos BRICS para aumentar a sua influência mundial. O banco é visto como uma alternativa ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e ao Banco Mundial (BM).

Na sua intervenção o Chefe do Estado moçambicano, disse estar pronto e aberto para a cooperar com os BRICS com vantagens mútuas e deu como prioridade do país, a agricultura, indústria, infraestruturas, ciência e tecnologia e balança de pagamentos.