Presidência da República

Presidente da República mantém encontro com o Presidente da Renamo

10/08/2017 12:35

Maputo, 06 de Agosto de 2017 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, manteve hoje, um encontro com o Presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, no Distrito de Gorongosa, Província de Sofala.

O Presidente da República deslocou-se para aquele Distrito ido de Chimoio, capital provincial de Manica, local onde ontem terminou uma Visita Presidencial de três dias.

Aliás, durante a Visita Presidencial àquela província, o Chefe do Estado disse, no Posto Administrativo de Machipanda, Distrito de Manica, que os moçambicanos têm que ter a cultura de diálogo para ultrapassarem as suas diferenças.

“Não se pode olhar para violência como única formar para resolver os nossos problemas. Nós estamos a conversar com o partido Renamo, na pessoa do seu líder, Afonso Dhlakama, porque queremos a paz para prosseguirmos com as actividades de desenvolvimento para o bem-estar dos moçambicanos", disse no comício que orientou naquele Posto Administrativo.

No encontro mantido hoje em Gorongosa, o Presidente Nyusi e o Presidente da Renamo discutiram e acordaram sobre os próximos passos no Processo da Paz, que esperam que seja concluído até finais do ano.

A manutenção do diálogo como o principal instrumento para alcançar consenso, assim como o acompanhar de perto o trabalho das duas comissões, são duas das questões acordadas no encontro, assim como a perspectiva de um novo encontro para preparar os passos finais.

Leia na íntegra o Comunicado de Imprensa